Fique de olho nos rótulos dos alimentos

O mundo moderno, cheio de facilidades, tecnologias e produtos que facilitam a vida também tem seu lado ruim. Especialmente quando se fala em nutrição e saúde. Na hora de comer, muitos continuam em busca dessas facilidades e optam pelo mais rápido, mais fácil e mais barato, sem saber que os vilões para a saúde estão ali escondidos nos pacotes das gôndolas do mercado ou
prontos para consumo no restaurante da esquina.

Alguns não sabem, mas os vilões para a saúde estão nas letrinhas miúdas das embalagens que você (não) lê.

 

 

Fique de olho nos rótulos dos alimentos

Benzoato de sódio: serve como conservante em margarinas, molhos e sucos;

Fosfato tricálcico: é usado em refrescos e sopas em pó, para evitar a presença de umidade;

Citrato de sódio: está presente no leite em caixinha, como estabilizante.

Nitratos: são encontrados em conservantes de alimentos como os embutidos e utilizados também para dar a cor vermelha a carnes.

Mortadelas e salsichas podem conter nitrato gordura vegetal hidrogenada, conhecida hoje em dia como gordura trans e usada para dar mais consistência aos alimentos industrializados, como biscoitos recheados e sorvetes, além de prolongar a sua vida útil, em contrapartida, aumenta o risco de surgimento de doenças como hipertensão arterial.

O caramelo IV é um corante artificial muito usado em refrigerantes à base de cola e de guaraná. Já o ácido fosfórico, é o produto que provoca uma leve sensação de formigamento que esse tipo de bebida promove na boca.

Os maiores danos causados por esses aditivos são hipoglicemia, diarreia, diabetes, candidíase, alergias e até mesmo distúrbios no comportamento. Os conservantes, por exemplo, são tidos por muitos como os grande vilões da alimentação industrial, por terem ação bactericida e serem frequentemente associados a doenças como o câncer.

Então, fuja do glutamato, da gordura trans e de outros vilões para a saúde. Opte por alimentos naturais e não processados. E, na hora de temperar sua comida, descubra o seu próprio tempero: experimente utilizar especiarias, ervas, alho, cebola e uma pitada de sal – que ainda tem menos sódio do que qualquer um desses temperos prontos.

 

Débora Menegolla
Nutricionista RT Nutricard
CRN-8 7609