Diferenças entre Sal refinado comum X Sal marinho X Sal do Himalaia

Atualmente há uma imensa gama de produtos no mercado com baixo teor de açúcar, gordura e sal. A busca por qualidade de vida, saúde e um corpo em forma modificam o mercado e os hábitos da população. Dia após dia novos produtos são lançados com a promessa de trazer boa saúde, mas será que esses produtos são mesmo confiáveis? No caso do sal podemos dizer que sim. O sal é um produto rico em Sódio, um elemento químico que em desequilíbrio no organismo pode causar alterações da pressão arterial, problemas renais, AVC, infarto e doenças cardiovasculares.

sal

O sal refinado é obtido através da evaporação da água do mar. Para atingir a coloração e aspecto, o sal passa por um processo térmico e de refinamento, que eliminam todos os poucos nutrientes contidos no alimento e permanece o alto teor de sódio. Neste caso, a sua ingestão deve ser restrita a 5g ou menos ao dia, que equivalem a 2g de sódio. Vale lembrar que muitos alimentos industrializados utilizam sódio para conservação, portanto, devemos manter o controle deste elemento na alimentação diária.

No caso do sal marinho, não há refinamento nem processo térmico. Ele passa apenas por uma moagem para reduzir seu tamanho e facilitar o uso. Apesar dele ser mais saudável por conter naturalmente iodo, potássio e outros nutrientes, a quantidade de sódio presente neste sal é igual a do sal refinado comum. Portanto, sua utilização também deve ser restrita.

Já o sal rosa ou sal do Himalaia é retirado de uma região que ficou por milhões de anos intacta pelo ser humano. Acredita-se que o gelo e a lava dos vulcões tenham protegido a camada de sal da poluição. Este sal é rico em nutrientes como potássio, magnésio, e outros 80 minerais. Seu teor de sódio equivale-se a metade do sódio contido no sal refinado comum. Além disso, ele tem poder salgante maior do que o sal comum, sendo necessário utilizar menos sal rosa para o cozimento. É indicado para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares, hipertensos e para a população em geral que queira levar uma alimentação saudável.

 

Karina Rigo

CRN8-5355

Nutricionista Responsável Nutricard