Dicas para como manter o peso no Inverno

ff

Com a chegada do inverno e as temperaturas ambiente mais baixas do que o convencional, o corpo humano gasta um número maior de calorias para manter a temperatura corporal dentro do ideal – 36 a 37 ºC. Neste perído, o organismo pede mais nutrientes, por isso sentimos mais fome. Mas é neste período também, com alto gasto de energia que se torna mais fácil manter ou até reduzir peso corporal.

Para haver emagrecimento, precisamos ingerir menos calorias do que gastamos. Por isso, se você está no limite do seu peso ou precisa emagrecer, a dica é não exagerar, e substituir alimentos muito gordurosos e calóricos por alimentos mais nutritivos e com menos calorias.

– Não deixe de tomar água. As baixas temperaturas também ajudam a desidratar o corpo, a pele e os lábios deixando-os ressecados. Utilize chás sem açúcar e chimarrão para ajudar a aumentar a ingestão de líquidos.

– As sopas são boas opções para o jantar, pois aquecem o corpo, hidratam e nutrem. Mas cuidado com os acompanhamentos. Evite embutidos como bacon, calabresa e queijos muito gordos.

– Os vinhos tintos, contém polifenóis com ação antioxidante que evitam cânceres e doenças cardíacas. Mas por conter álcool deve ser ingerido com moderação.

– Evite preparações fritas. A época é propícia para um bom ensopado, abuse dos legumes.

– Não pare com as atividades físicas. Mesmo queimando energia naturalmente para manter a temperatura corporal, as atividades físicas são um empurrãozinho a mais para o emagrecimento. Se não der para curtir uma atividade ao ar livre, faça exercícios de alongamento em casa.

– Alguns alimentos como a pimenta, o gengibre e a canela tem ação termogênica, que ajudam a queimar gordura. Esses alimentos também combinam muito com as preparações do inverno.

 

Receita de Caldo de Abóbora com Carne

 

– ½ abóbora cabotiá sem sementes

– ½ kg de músculo bovino

– Alho e cebola picados

– Cebolinha e cheiro verde a gosto

– Sal a gosto

– 1 pitada de cominho em pó

– 1 pitada de noz moscada ralada

– 2 col. De sopa de azeite de oliva

– 1 litro de água

 

Em uma panela de pressão, refogue a carne na cebola, alho e azeite. Adicione a abóbora picada sem casca e sem semente. Acrescente sal e os outros temperos e a água. Tampe a panela e deixe ferver 20 minutos. Desligue a panela. Amasse a abóbora caso esteja firme ainda. O caldo deve ficar bem grosso.

 

 

Imagem: Google imagens

Fonte: Karina Rigo – Nutricionista Nutricard. Crn8-5355.