Como manter uma alimentação saudável nas festas de fim de ano

Além da típica Ceia de Natal e Ano Novo, as confraternizações desta época do ano podem trazer junto com o clima festivo, alguns quilinhos na balança. Mas é possível unir alimentação saudável e festas sim! A dica de sempre é não exagerar. Este é o ponto base para quem quer manter o peso e evitar problemas gástricos de digestão, diabetes e hipertensão arterial.

Outro ponto importante é manter as atividades físicas mesmo nas férias. Se for pra praia, tente fazer uma caminhada matinal, jogar frescobol ou utilizar os aparelhos das academias coletivas. Na cidade, uma dica é pegar a bike e conhecer os pontos turísticos do seu município.

Hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo no verão. Nosso corpo precisa de pelo menos 2 a 2,5 litros de água por dia para se manter hidratado. Água de coco, chás e sucos naturais são complementos da água.

Frutas ricas em água como laranja, melancia, melão, mamão, mexerica, além de estarem em época de colheita, apresentam melhor preço ao consumidor e também contribuem para a hidratação corporal.

Evite frituras e comidas muito gordurosas. Com as altas temperaturas do ambiente, o corpo demora mais para digerir estes alimentos, e também fica mais fácil de contrair uma intoxicação alimentar, que pode ocasionar dores abdominais, vômitos e diarreias.

frutas

Gelatos caseiros, smoothie de frutas e o típico açaí ajudam a repor energia perdida pelo suor, atividades físicas e ingestão de bebidas alcoólicas. Além de serem ricos em nutrientes como vitaminas e sais minerais que melhoram a imunidade do organismo. Também refrescam os dias mais quentes.

 

 

Autor: Karina Rigo

Nutricionista RT Nutricard

CRN8-5355