Como manter o corpo hidratado no verão

Nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água e entender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode esclarecer melhor por que não devemos negligenciar o cuidado com a hidratação.

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No verão, o suor é um causador de desidratação, que em excesso pode trazer problemas a saúde, desde tonturas, fraqueza, até problemas renais e até levar a morte.

Para evitar danos à saúde, o consumo de água é fundamental. Cerca de 2 a 2,5 litros de água devem ser ingeridos diariamente por um organismo saudável. Além da água, outras bebidas e alimentos podem ajudar na hidratação corporal:

– A água de coco além de repor líquidos perdidos, ajuda a repor o sódio e potássio perdidos no suor;

– Frutas como melancia, mamão, maçã, kiwi, melão, laranja, mexerica, possuem uma boa quantidade de líquidos e devem ser a preferência nos dias mais quentes;

– Procure ingerir água nos intervalos das refeições;

– O Tererê pode ser uma opção de ingestão de água, mas deve ser ingerido com cautela por hipertensos e cardiopatas;

– Carregue sempre uma garrafinha de água no carro ou na mesa do escritório, mesmo que não tiver sede, lembre-se de fazer a ingestão de água, para alcançar a quantidade recomendada durante o dia.

Durante as práticas de atividade física a perda de água é ainda maior, portanto, é imprescindível repor a água perdida durante e após o exercício.

 

Karina Rigo

Nutricionista RT Nutricard

CRN8-5355