Dicas para garantir uma boa alimentação no Carnaval

Os dias de folia pedem uma alimentação leve e equilibrada, mas que também traga energia. Além disso deve-se ter atenção a segurança e qualidade dos alimentos ingeridos, pois nesta época torna-se comum a propagação de viroses devido à falta de higiene das barracas de rua.

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Para ter energia:

– Hidrate-se. Água e água de coco são fundamentais para equilibrar a perda de líquidos e minerais através do suor. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

– Opte por levar frutas práticas na mochila, que não necessitem de utensílios para descascar por exemplo. Banana, maçã, pêra, ameixa, uva, maçã verde, pêssego, são boas opções.

– Escolha lanches leves como sanduíches naturais, sem muito condimentos. Além de proporcionar energia, não se corre o risco de ter um desconforto gástrico durante as festas.

Para garantir a segurança alimentar:

– Caso não consiga levar alguns alimentos na mochila, procure barracas que ofereçam higiene adequada e alvará de funcionamento. Antes de comer, preste atenção na forma de limpeza da barraca e do manipulador.

– Alimentos não perecíveis como sucos prontos, água de coco de caixinha, biscoitos e barras de cereais são boas opções para evitar doenças, pois não passam por preparo e manipulação inadequada.

– Sempre lave as mãos antes de se alimentar.

– Evite colocar os lábios diretamente nas embalagens para beber. Utilize copos descartáveis ou copo individual e se não for possível, tente higienizar a boca da latinha ou pet, pois a presença de insetos e roedores em estoques é muito comum.

– Evite lanches que levem ovos e carnes ou peixes crus nas preparações, o risco de ser contaminado por Salmonella é grande. A Salmonella pode causar toxinfecção alimentar e gerar desde vômitos, diarreia, náuseas, febre e levar até a morte.

 

Karina Rigo

Nutricionista Resp. Técnica Nutricard

Crn8-5355

 

Imagem – Google imagens